Programação

Evangelho Aberto ao Público:

Quartas-feiras: 20:00 hs - T.E (Tratamento Espiritual) mediante entrevista.

Quintas-feiras: 15:00 hs

Evangelização Infantil: Sábados: 14:00 hs

Escola de Aprendizes do Evangelho: Quintas-feiras: às 20:00 hs

Endereço: Av.Presidente Castelo Branco,1425 - Jardim Zaira - Mauá - SP CEP:09321-375
E-mail: fecasadocaminho@hotmail.com

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Ciência e Espiritismo

 
Gostaria de compartilhar com os irmãos  alguns dados interessantes sobre o Espiritismo vindos de fontes não-espíritas.
Uma delas foi a publicação da revista  Época no dia 19 de novembro de 2012, que trouxe uma matéria intitulada  Os Avanços da Ciência da Alma.
A responsável pela matéria foi Denise Paraná, da Filadélfia, EUA.

A seguir alguns trechos da  matéria:

"Uma pesquisa inédita usa equipamentos de última geração para investigar o cérebro dos médiuns durante o transe. As conclusões surpreendem: ele funciona de modo diferente."
Em julho de 2008  na cidade de Filadélfia nos Estados Unidos, "dez médiuns brasileiros se colocariam à disposção de um grupo de cientistas(...)"
"Pela primeira vez, o cérebro dos médiuns foi investigado com os recursos modernos da neurociência."
"A produção de exames de neuroimagem(conhecidos como tomografia por emissão de pósitrons) com médiuns psicógrafos em transe  é uma experiência pioneira no mundo."

                                                                     (...)
"Os cientistas queriam investigar se  havia alterações específicas na atividade cerebral durante a psicografia.(...) Os dez médiuns, quatro homens e seis mulheres, participavam do experimento voluntariamente. Foram selecionados no Brasil por meio de uma longa triagem."
                                                                     (...)
"Uma das conclusões a que os cientistas chegaram (...) é que a mediunidade pode ser uma expressão da natureza humana. Essas conclusões, que ÉPOCA antecipa nesta edição, serão divulgadas na revista científica americana Plos One. O estudo Neuroimagem durante o estado de transe: uma contribuição ao estudo da dissociação terá acesso gratuito (...): dx.plos.org/10.1371/journal.pone.0049360 .

A revista dedicou ao assunto 7 páginas, por isso extraímos apenas alguns parágrafos.
A seguir sob o título  "O maior de todos os psicógrafos", um interessante texto sobre Chico Xavier. Destacamos alguns itens:

"Naquele verão, na Filadélfia, os dez médiuns produziram psicografias espelhadas - escritas de trás para a frente -, redigiram em línguas que não dominavam bem, descreveram corretamente ancestrais dos cientistas que os próprios pesquisadores diziam desconhecer, entre tantas outras histórias. (...)Todos nutriam enorme respeito por Chico Xavier, considerado o modelo de excelência da prática psicográfica."

"Mineiro de família pobre, fala mansa e sorriso tímido, Chico Xavier recebeu apenas o ensino básico. Isso não o impediu de publicar mais de 400 livros, alguns em 10 idiomas diferentes, cobrindo vários gêneros literários e amplas áreas do conhecimento."
"Ao final da vida, vendera cerca de 40 milhões de exemplares, cujos direitos autorais foram doados. Psicografou por sete décadas. Nenhum tipo de fraude foi comprovada.(...)O pesquisador Alexandre Caroli Rocha, doutor em teoria e história literária pela Universidade Estadual de Campinas(Unicamp), chegou a conclusões (...) que Chico fosse mesmo uma grande e sintonizada antena. Em seu mestrado, ele analisou o primeiro livro publicado pelo médium, Parnaso de Além-Túmulo, que trazia 259 poemas atribuídos  a 83 autores já mortos."
"Seu estudo considerou aspectos estilísticos, formais e interpretativos dos poemas e concluiu que a antologia não era um produto de imitação literária simples. Rocha descobriu, por exemplo, que Guerra Junqueiro(1850-1923), um dos autores mortos, assinava a continuação de um poema incabado em vida. Não havia indício de que Chico tivesse tido acesso ao poema antes de psicografar sua continuação." (...)

O pesquisador da Unicamp também concluiu sua tese de Doutorado sobre o mesmo livro de Chico Xavier, sempre com conclusões corroborando a autenticidade da impressionante mediunidade de Chico.

"Se eu pudesse recomeçar minha vida, deixaria de lado tudo o que fiz, para estudar a paranormalidade". "Essa confissão de Sigmund Freud a seu biógrafo oficial, Ernest Jones, marca um dos  capítulos pouco conhecidos da história do pensamento humano. Pouca gente sabe também que  muitas  das teorias reconhecidas hoje pela ciência sobre o inconsciente e a histeria baseiam-se em trabalhos de pesquisadores que se dedicaram ao estudo da mediunidade. Talvez menos gente saiba que Marie Curie, a primeira cientista a ganhar dois prêmios Nobel, e seu marido, Pierre Curie,  também Nobel, dedicaram espaço em suas atribuladas agendas ao estudo de médiuns. No Instituto de Metapsíquica em Paris, no início do século passado, Madame Curie inquiriu com seus assombrados olhos azuis a médium de  efeitos físicos Eusapia Palladino. O casal Curie supôs que os segredos da radioatividade poderiam ser revelados por meio de uma fonte de energia espiritual."
"Outros cientistas laureados com o Nobel consagraram parte de sua vida buscando respostas para os mistérios da alma e a possibilidade de comunicação com os mortos. Pesquisas(...) como materializações de espíritos, movimentação de objetos à distância, levitação, etc., foram realizadas na passagem entre os séculos XIX e XX."
                                                           (...)
O final da matéria, após outras considerações , traz um pensamento de Albert Einstein: o homem que não tem os olhos abertos para o mistério passará pela vida sem ver nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário