Programação

Evangelho Aberto ao Público:

Quartas-feiras: 20:00 hs - T.E (Tratamento Espiritual) mediante entrevista.

Quintas-feiras: 15:00 hs

Evangelização Infantil: Sábados: 14:00 hs

Escola de Aprendizes do Evangelho: Quintas-feiras: às 20:00 hs

Endereço: Av.Presidente Castelo Branco,1425 - Jardim Zaira - Mauá - SP CEP:09321-375
E-mail: fecasadocaminho@hotmail.com

terça-feira, 8 de maio de 2012

Mundo Interno e Contágio Social

Na lição 154 do livro Fonte Viva, escrito  por Emmanuel através da mediunidade apostolar de Chico Xavier, a partir do texto de Paulo de Tarso em Rm: 14,7; escreve Emmanuel:


"A árvore que plantas produzirá não somente para a tua fome, mas para socorrer as necessidades de muitos."


"A luz  que acendes clareará o caminho não apenas para os teus pés, mas igualmente para os viajores que seguem ao teu lado."


"Assim como o fio d'água influencia a terra por onde passa, as tuas decisões inspiram as decisões alheias."


"Milhares de olhos observam-te os passos, milhares de ouvidos escutam-te a voz e milhares de corações recebem-te os estímulos para o bem ou para o mal."
                                                               (...)
"Queiramos ou não, é da Lei que nossa existência pertença às existências que nos rodeiam."
                                                               (...)
"Compreendendo semelhante realidade, observa o teu próprio caminho."
                                                               (...)
"E tudo aquilo que constitui tuas obras, através das intenções, das palavras e dos atos, representará influência de tua alma, auxiliando-te a libertação para a glória da luz ou agravando-te o cativeiro para o sofrimento nas sombras."
"Vigia, pois, o teu mundo íntimo e faze o bem que puderes(...)"




Certa vez em pleno campo de batalha na guerra do Vietnan, um grupo de monges budistas passaram em fila indiana, em silêncio e meditação no meio do fogo cruzado.


Aquela aparição surreal: seis monges e suas cabeças raspadas, túnicas na cor vermelho lamaico e amarelo ouro, reluzentes de silêncio e humildade, em plena tarde quente do continente asiático, promoveu um espasmo em ambos os lados do combate. E naquele dia houve total silêncio e os soldados simplesmente não puderam mais combater.
Posteriormente um soldado norte-americado disse que aquela visão dos monges, deixou a todos atônitos, e a todos perturbou de tal forma que não houve nenhum tipo de conversa aquele dia e nenhum ânimo para o combate. Do lado dos vietcongs certamente o mesmo, pois o dia foi de total silêncio a partir daquele fato.
Isso mostra o quanto o que ocorre no mundo interno do ser repercute no externo à sua volta.
Certamente  que esses monges desconhecidos para nós até hoje, eram versados em milhares de horas em silêncio e oração. E este estado de ânimo interno de apenas seis monges foi responsável pelo desânimo de combate de dezenas ou centenas de soldados durante todo o resto do dia!
Alguns minutos de caminhada silenciosa , devocional foi capaz de neutralizar a fúria combativa de dois batalhões de exércitos em combate, que depuseram suas armas!
Os pensamentos e os sentimentos tem cor, cheiro, forma, volume  e peso. E eles influenciam por onde quer que passem.
O que ocorre nos campos internos do ser , traduz-se nos campos externos.


Uma pessa harmônica e ajustada internamente, em seus campos mental , emocional e espiritual, mesmo sem dizer uma única palavra, influencia positivamente as pessoas ao seu redor e o ambiente em que está.
Da mesma forma, mas em sentido inverso, uma pessoa desarmônica, desajustada em seus campos mental , emocional e espiritual, ainda que não fale nada, influencia negativamente os outros e o ambiente.
Por isso se faz fundamental  vasculhar o mundo interno . Como Santo Agostinho  no item 919 de O Livro dos Espíritos explica: "O conhecimento de si mesmo é portanto a chave do melhoramento individual" , e como Kardec conclui em O Evangelho Segundo o Espiritismo: "O verdadeiro espírita é aquele busca hoje ser melhor que ontem e, amanhã, melhor que hoje". 
Através do conhecimento dos campos internos do nosso ser, e da busca por ir melhorando-nos, e harmonizando-nos, vamos executando a cirurgia moral que refletirá na verdadeira Caridade.
Cumpre alcançar patamares internos de Harmonia e Amor, como nos ensina Mahatma Gandhi em pensamento lapidar:

   "Um único homem que atinge a Plenitude do Amor neutraliza o ódio de milhões."


Texto complementar e pesquisa por Denilson Sant'Ana

Nenhum comentário:

Postar um comentário